quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TDAH

E hoje resolvi falar de TDAH

O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.


Existe mesmo o TDAH?
Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.


( não foi bem assim na escola, apesar dos professores sempre ressaltarem para minha mãe procurar ajuda, nunca tiveram muita paciência comigo).. 


Quais são os sintomas de TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
1) Desatenção
2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

Eu tenho, e minha experiencia com esse transtorno me trouxe muitas cobranças, muita gente julgando, mas muitas alegrias, normalmente quem tem esse transtorno" quer que o mundo se acabe em brincadeiras pra morrer feliz", exatamente assim. Tem uma criatividade incrível e tudo que pega na mão se torna motivos para brincar, até quebrar e estragar, estabanados é apelido parece que as coisas se jogam no chão..

Eu peguei exame na escola todos os anos da minha vida, os professores que não me entendiam e não conseguiam me fazer ficar sentada me odiavam, quando eu não estava aprontando algo eu estava parada no mundo da lua e até hoje eu sou assim, subir nas paredes, colocar maionese na cadeira dos professores, desparafusar carteiras a lousa, andar pulando e correndo, não fazer trabalhos, meus pais desistiram de ir nas minhas reuniões por vergonha. E depois de muitos psicólogos, de tomar remédios pra dormir aos 10 anos, de entrar em depressão, encontrei uma psicóloga que fez vários testes e tive o diagnostico TDAH, isso é o de menos o diagnostico nunca me mudou e o medicamento a RITALINA eu não posso tomar, eu continuo a mesma, exatamente como sempre fui e eu não ligo de ser assim..

Sou chamada de infantil, inconsequente, desatenta, agitada, falam que eu vivo ligada na tomada, e a única coisa que me incomoda são as noites sem dormir, desde criança.

Ter TDAH é ser uma eterna criança, é ter mil responsabilidades e se responsabilizar apenas por ser feliz, é falar com quem fala com você, é não ligar pra esse mundo cheio de coisas feias, é fazer mil coisas ao mesmo tempo e não fazer nada direito, é ter um mundo cheio de criatividades uma cabeça que viaja e te leva para os melhores lugares do mundo mesmo sentada no sofá.

È não levar nada a sério, afinal estamos aqui de passagem e eu vou passar o tempo todo brincando.

Desculpem se não ficou muito bom eu demorei 15 min ou menos pra escrever isso, mal de TDAH, tudo rápido, tudo pra ontem...

EU TENHO TDAH E SOU FELIZ :)

Um comentário:

  1. AMEIIIII, TENHO UM SOBRINHO COM O DIAGNÓSTICO DE TDAH, VEJO QUE VAMOS TER QUE MUDAR A NOSSA ATITUDE EM RELAÇÃO A ELE. PARABÉNS PELA INICIATIVA, QUERO ESTAR BEM PERTO DO SEU BOLG. QUERO QUE A MÃE DELE TBÉM LEIA. VC ACABA DE GANHAR MAIS UMA FÃ. BJSSSS

    ResponderExcluir